Ter um modelo de negócio é o mesmo que ter uma visão a longo prazo para o seu investimento.
É como uma bússola. Sempre que for preciso, volta ao seu modelo de negócio e recorda o caminho a seguir. Todas as vezes que forem precisas. É no papel que uma boa ideia se transforma. Depois de identificar a oportunidade, tudo evolui a partir de um modelo de negócio.
É isso mesmo que abordamos, neste artigo. Vamos explicar tudo o que precisa de saber sobre este conceito e abordar a diferença entre um plano e um modelo de negócio.
No final, partilhamos consigo alguns pontos acerca do modelo de negócio da Spot24h, para que o conheça melhor e saiba o porquê de investir e abrir a sua própria Spot24h. Vamos a isso?
Um modelo de negócio é um documento que ajuda a clarificar três questões essenciais acerca de qualquer empreendimento: o que vender? Como vender? A quem vender?
As respostas a estas questões aparecem de forma clara, neste documento. Além disso, dá uma preciosa ajuda na identificação dos recursos necessários para atingir os resultados pretendidos.
Esses resultados são definidos num outro documento: o plano de negócios, sobre o qual falamos mais em baixo. Para já, basta dizer que o modelo de negócio é o desenho de uma estratégia que lhe permite criar lucros.
Num modelo de negócio são identificados os produtos que planeia vender, qual o seu público-alvo e quais as potenciais despesas que terá de incorrer ao longo dos próximos tempos.
Sim, porque um modelo de negócio não é exclusivo apenas aos novos empreendimentos.
Pelo contrário, este é um documento essencial tanto para um novo investimento, como para empresas já estabelecidas.
Num primeiro momento, o modelo de negócio não só ajuda a identificar os recursos humanos de que precisa, como ajuda a motivar a equipa já existente. Dá-lhes um rumo claro a seguir.
Ao mesmo tempo, num modelo de negócio identificamos também os investimentos e potenciais parcerias necessárias. E com a estratégia em mãos, está mais perto de os convencer a fazerem parte da sua equipa.
Para elaborar um modelo de negócio, pode seguir uma de duas vias.
A primeira é mais acessível, mas menos fidedigna. Isto porque um modelo de negócio pode ser tão simples quanto uma lista com todos os pontos que precisa de analisar e resolver. Contudo, é pouco. Por isso, é na segunda via que se deve concentrar.
Esta é a que assenta na experiência e na prática consolidada. Tanto por teóricos como por investidores.Isto significa escolher um modelo de negócio já testado e pré-definido, capaz de lhe oferecer segurança e reduzir os níveis de stress.
O mais utilizado no mercado é o formato “canvas”. Aqui, basta ir preenchendo os quadros sugeridos, para começar a ganhar uma visão mais global acerca do seu empreendimento.
É então que chega o momento do plano de negócio.
Quando o modelo de negócio é a estratégia central para a obtenção de lucros, o plano de negócio é o modo como os atinge.
Por outras palavras, um complementa o outro. O primeiro procura responder ao “porquê” investir, enquanto o segundo deixa claro o “como” chegar aos resultados.
Assim, um plano é um documento mais detalhado. Nele, encontramos a forma como vai atingir os seus objetivos. Pode conter segmentos acerca do marketing e comunicação, sobre capitalizações ou gestão de recursos humanos e ainda planos de operações, entre outros.
É um documento imprescindível para antever a sua performance financeira e entender quais os próximos passos a dar, principalmente durante o primeiro ano de atividade. Como já deve ter percebido, o modelo de negócio está no centro deste plano.
O modelo de negócio é o que dá origem a tudo o resto.
Mesmo assim, existem modelos de negócio já estabelecidos e conhecidos por todos. São os casos dos modelos de produção, subscrição ou publicidade.
A título de exemplo, o de produção baseia-se na compra e venda dos produtos que produz. Este é o modelo de negócio mais básico e mais antigo. Para que seja financeiramente viável, as vendas têm de superar os custos.
Já o de publicidade consiste na criação e venda de espaços (físicos ou digitais), nos quais outras empresas possam aparecer com as suas mensagens de comunicação, mediante pagamento.
Este é o formato seguido pela maioria das redes sociais, por exemplo.
Contudo, cada empresa aborda o seu próprio modelo de negócio de maneira diferente, com parceiros e equipas diferentes umas das outras: razão pela qual um modelo de negócio é específico a cada caso e realidade.
A forma como é abordado é o que acaba por definir o seu maior ou menor sucesso. Dentro destes exemplos, encontramos o modelo de negócio do franchising.
Tal como o modelo de produção, de subscrição ou outros, também o franchising é um modelo de negócio testado e comprovado pelo tempo.
Em Portugal, existem um sem-número de opções de franchising à sua disposição. Mas antes de investir o seu dinheiro num novo empreendimento, é importante saber como escolher um franchising e definir o que é um franchising de sucesso.
Em todo o caso, o franchising é um modelo de negócio assente em duas modalidades: o franchising de produtos e o franchising de formato.
O primeiro é o tipo de franchising no qual o franchisado fica exclusivamente responsável pela venda dos produtos ou serviços produzidos pelo franchisador e os disponibiliza ao seu público.
Já o franchising de formato é a modalidade mais comum. Nesta, o franchisado fica autorizado a utilizar o nome e a marca previamente desenvolvidos pelo franchisador, para além de ganhar acesso aos seus canais de distribuição, entre outros.
Este “outros” pode ser igualmente definido no modelo de negócio do franchisador.
É um dos tipos de franchising com mais sucesso, uma vez que o empreendedor investe num modelo de negócio já comprovado, como é o caso da Spot24h.
O sucesso do modelo de negócio da Spot24h é comprovado pelo sucesso dos seus próprios franchisados. Mas também pela forma como o mesmo foi desenvolvido.
A Spot24h é fruto de uma larga experiência dos seus fundadores, cujo domínio técnico e dedicação lhes confere um conhecimento sem igual no universo do vending, do automatismo e programação de máquinas.
O seu modelo de negócio consiste numa loja automática aberta 24 horas por dia, todos os dias.
Foi pensado para empreendedores de uma nova geração. Idealizado para o rendimento extra, além da sua atividade principal. É por isso que uma gestão de duas horas por dia é suficiente para gerir uma loja Spot24h.
O modelo de negócio é inovador porque não só ganha dinheiro, como ganha tempo. Além disso, a equipa da Spot24h coloca a proximidade e a confiança acima de tudo. É também por isso que não cobra royalties ou direitos de entrada.
O seu sucesso é o sucesso da Spot24h. Mas há muito mais que caracteriza a Spot24h.
Está a pensar em investir num negócio rentável onde ganha tempo e dinheiro?
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