Beber café é um dos hábitos mais comuns, em todo o mundo.

Em Portugal, o café tornou-se uma forma de expressão, uma pausa para descomprimir ou até um repositor de energias. Afinal, quantas vezes já foi “só ali, beber uma bica?”. Em cada canto, descobrimos um novo sítio para beber café, degustando os mais variados sabores.

Agora na Spot24h já poderá fazer a sua pausa energizante ou relaxante, nas nossas lojas espalhadas pelo país. Mas para que possa realmente apreciar esta bebida quente, vamos dar-lhe a conhecer tudo o que precisa sobre o café, incluindo os seus benefícios para a nossa saúde.


Para já, damos a conhecer os mais variados tipos de cafés existentes no mercado, desde os mais comuns aos mais raros. Conheça também todos os benefícios do granulado mais conhecido do mundo: o café!

 

As variedades de café

Há duas formas sobre as quais podemos definir um tipo de café:

  1. O grão de café
  2. A maneira como é servido

Começando pela primeira:

Talvez não saiba, mas a verdade é que existem apenas quatro tipos diferentes de grãos de café, em todo o mundo. 

Sempre que vai beber café, o mais certo é o grão ser do tipo Arábica

Este é o grão mais comum e o mais utilizado no mundo inteiro. No entanto, cada um destes quatro tipos de grão derivam de outros tipos de café. Por exemplo, do Arábica, deriva o Icatu, produzido e muito consumido no Brasil. 

A par do Arábica, é também bastante comum ver-se o tipo Robusta

Este é o segundo grão mais utilizado no mundo. É cultivado, maioritariamente, na África subsariana e na Indonésia. Ao beber café do tipo Robusta, vai notar que o seu sabor é mais amargo do que o Arábica.

Há quem aprecie, em particular, essa amargura. No entanto, uma grande maioria das marcas de cafés mais gourmet utiliza o tipo Arábica, por ter um sabor um pouco mais suave do que o Robusta. 

Os outros dois tipos de grãos que existem são o Libérica e o Excelsa.

São ambos mais difíceis de encontrar no mercado e de experimentar. Mas se estiver mesmo, mesmo à procura de os provar, o primeiro é muito comum nas Filipinas, enquanto o segundo é mais fácil de obter no continente asiático.

Mas também é certo que a sorte, por vezes, bate à porta e pode ser que encontre um destes dois tipos num local especializado. Se assim for o caso, faça uma pausa e aproveite para beber café que, de outro modo, seria impossível.

Apresentamos as várias formas de beber café, que muita delas já conhece. Falamos do expresso, do curto ou do longo, ou até mesmo o Cappuccino ou o Irish Coffee.

Em qualquer loja da Spot24h, vai poder beber café a qualquer hora do dia, servido pela Capulana Cafés – uma marca especializada e criada a pensar precisamente para as vending machines.

Um café, uma marca exclusiva nas nossas lojas, cremoso e genuíno, também utilizado como base para outro tipo de bebidas quentes, como o Cappuccino ou o Irish Coffee de Baunilha. Contudo, a moderação para ingestão de café recomenda-se.

 

Quanto café devo beber diariamente?

A maior prova de que beber café é uma questão de moderação encontra-se num estudo realizado na University of South Australia, publicado em 2019. Nesse estudo chegou-se à seguinte conclusão:

  • Quem beber mais do que seis chávenas por dia tem 22% mais de probabilidade de doença cardiovascular do que quem opta por não beber café;
     
  • Mas quem opta por não beber café tem, por sua vez, mais 11% de probabilidade de doenças cardiovasculares do que quem bebe uma a duas chávenas por dia.

Na prática, isto quer dizer que beber café traz benefícios, mas já lá vamos. Primeiro, temos de responder à pergunta!

Afinal, quantos cafés deve beber diariamente?

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos diz que os adultos saudáveis podem consumir, sem riscos, até 400 miligramas de cafeína. Mas coloca a dose recomendada nos 200 miligramas. 

Se um café, entre o curto e o cheio, tem normalmente entre os 100 e os 125 miligramas, então a resposta é clara: pode beber entre duas a três chávenas de café, por dia.

No entanto, lembre-se que a cafeína está também presente noutros tipos de bebidas, como o chá preto ou os refrigerantes. 

Por isso, é sempre importante ter isso em atenção quando beber café. Sempre que se dirigir a uma spot24h beber café tiver tudo isto em conta, então os benefícios serão todos seus.

 

Os Benefícios do café:

A ideia de que beber café não traz benefícios, é um mito.

Ainda recentemente, em Portugal, a Universidade do Minho publicou os resultados de um estudo que comprovavam que beber café de forma regular oferece benefícios para a memória e processos de aprendizagem, bem como ajudam no controlo motor e a ter maiores níveis de atenção e alerta.

Os seus benefícios são inúmeros. Sendo esta uma bebida ancestral, há muito que é estudada. 

Entre outros, beber café ajuda a combater o cansaço e a proteger contra algumas doenças como as neurodegenerativas, a diabetes tipo II e o cancro do cólon. Além disso, ajuda também a emagrecer, uma vez que a cafeína acelera o metabolismo e provoca a queima de gordura.

 

Onde beber café?

Como vimos, o café é uma bebida muito presente no dia a dia de uma grande maioria dos portugueses e não só. Em todo o lado, é possível pedir-se a tal “bica” e apreciar um café. O que é impossível é beber-se um café em todo o lado, a qualquer hora do dia ou da noite.

A não ser que se dirija a uma Spot24h

Atreva-se a degustar do melhor café Capulana, quando e onde precisar e sempre que assim desejar!

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control
Subscreve a nossa newsletter
Quero abrir uma

SPOT 24H