No Master Franchising é estabelecida uma relação de negócios de alto nível, na área do franchising.
Um empreendedor ao investir num negócio de franchising, consegue gerir a sua empresa e os seus serviços, assinando um contrato com um franchisador adquirindo um modelo comercial já testado e comprovado.
No Master Franchising acontece o mesmo, só que com uma grande diferença. Quem obter o negócio de Master Franchising, tem influência numa determinada zona geográfica, adquirindo o direito de trabalhar com um conceito de negócio já estabelecido, tornando-se um Master Franchisado.
Ao ser celebrado o contrato, o empreendedor que adquire o Master Franchising, tem a possibilidade da divulgação da marca com a expansão do negócio, tornando-se um franchisador.
A ambas as partes, são imputadas responsabilidades e concedidos benefícios e vantagens.
Vamos descobrir o que define um Master Franchising, qual a sua relevância no mercado, o investimento necessário, por forma a que um empreendedor consiga ingressar no modelo de franchising.
De uma forma geral, o Master Franchising é uma estratégia de crescimento de negócio. Normalmente, é utilizada para a expansão geográfica de uma empresa ou organização, num determinado espaço no qual possa ainda não estar presente.
Esta estratégia requer um acordo entre um Master Franchisador e um Master Franchisado, que passa a representar a empresa, numa região geográfica ou país.
O Master Franchisador, detentor da marca e negócio do franchising estabelece um acordo com o Master Franchisado, concedendo a este último a exclusividade de desenvolver o negócio numa determinada região ou país.
Isto acontece por uma razão principal:
Um acordo de Master Franchising é celebrado como um negócio típico de franchising, com a diferença de conceder ao Master Franchisado uma influência superior a qualquer outro tipo de franchisado existente.
Durante o processo de implementação do negócio, toda a formação e apoio são proporcionados ao Master Franchisado pelo Master Franchisador, bem como todas as ferramentas necessárias para que o sucesso seja garantido.
Após o apoio vantajoso da estrutura já testada do franchising do Master Franchisador ao Master Franchisado, a exclusividade da zona geográfica ou país, passa para o Master Franchisado passando este último a ter uma nova responsabilidade:
O Master Franchisado começa também a recrutar e a formar novos franchisados para a zona que representa.
Os novos franchisados passam então a abrir os seus próprios franchisings, de acordo com as linhas mestres da empresa mãe, num modelo muito semelhante ao tradicional.
A diferença é que o contrato de franchising é negociado diretamente com o Master Franchisado, em vez de com o Master Franchisador.
Ou seja, é criada uma nova posição de chefia intermédia entre o franchisador original e o mais recente franchisado: o Master Franchisado.
O papel de Master Franchisado é muito similar àquele que é representado pelo franchisador. Por isso mesmo, é também comum chamar-se ao Master Franchisado de sub-franchisador.
É do interesse que tanto o Master Franchisador como o Master Franchisado tenham sucesso, tal como os contratos de franchisados celebrados com o Master Franchisado. Todos lucram nesta relação pré-estabelecida.
Contudo, há pontos a ter em consideração, que seguidamente vão ser apresentados.
O Master Franchising é fulcral para a expansão de um negócio de franchising.
Carateriza-se por ser uma opção estratégica tomada pela empresa-mãe, que permite a sua expansão geográfica, numa determinada região ou país. A sua importância é sublinhada pelas barreiras ao crescimento do negócio que são removidas, ao longo do processo.
Para um negócio crescer é necessário ter em conta três pontos: o capital disponível, o conhecimento e a estrutura.
Aderindo ao Master Franchising, estes três pontos são cumpridos pelo Master Franchisado da seguinte forma:
Todos estes elementos são primeiro definidos entre o Master Franchisador e o Master Franchisado e depois, entre o Master Franchisado e os novos franchisados.
O Master Franchising, em Portugal, pode funcionar por distritos, concelhos ou freguesias, por exemplo – e o investimento inicial também depende disso mesmo.
Como já foi referido um Master Franchising é uma relação empresarial entre um Master Franchisador e um Master Franchisado, muito similar à relação entre um franchisador e franchisado convencionais.
Para investir num Master Franchising, um estudo de mercado deve ser elaborado e analisado, tendo em conta a exclusividade da zona e a potencialidade de lucros para uma determinada região ou país.
Logo, o investimento inicial de um Master Franchisado é superior ao de um franchising tradicional. Contudo, mais tarde surge o retorno do investimento, bem como as suas vantagens inerentes.
Por norma, um Master Franchising é vantajoso para todos os envolvidos.
O Master Franchisador tem acesso a novo capital, fruto do investimento e da venda dos direitos de exploração da sua marca, bem como a cedência do modelo de negócios para o Master Franchisado.
Além disso, um Master Franchising é capaz de se expandir para novos locais e países, sem que para isso seja necessário um conhecimento profundo do território ou da sua economia e tradições locais.
Ao mesmo tempo, o Master Franchisado, depois de investir num Master Franchising, recebe todo o apoio e formações necessárias para que possa retirar todos os benefícios e vantagens que a marca que representa proporciona.
Outra vantagem deste tipo de negócio: o Master Franchisado tem direito à sua parte dos lucros, fruto da exclusividade de zona que lhe é concedida, e também os novos franchisados que ficarão a seu cargo.
Em suma, um Master Franchising é um daqueles negócios raros:
win-win situation, todos ficam a ganhar
Marcas
Marcas
SPOT 24H