No Master Franchising é estabelecida uma relação de negócios de alto nível, na área do franchising.

Um empreendedor ao investir num negócio de franchising, consegue gerir a sua empresa e os seus serviços, assinando um contrato com um franchisador adquirindo um modelo comercial já testado e comprovado.

No Master Franchising acontece o mesmo, só que com uma grande diferença. Quem obter o negócio de Master Franchising, tem influência numa determinada zona geográfica, adquirindo o direito de trabalhar com um conceito de negócio já estabelecido, tornando-se um Master Franchisado. 

Ao ser celebrado o contrato, o empreendedor que adquire o Master Franchising, tem a possibilidade da divulgação da marca com a expansão do negócio, tornando-se um franchisador.

A ambas as partes, são imputadas responsabilidades e concedidos benefícios e vantagens. 

Vamos descobrir o que define um Master Franchising, qual a sua relevância no mercado, o investimento necessário, por forma a que um empreendedor consiga ingressar no modelo de franchising.

 

O que define o Master Franchising?

De uma forma geral, o Master Franchising é uma estratégia de crescimento de negócio. Normalmente, é utilizada para a expansão geográfica de uma empresa ou organização, num determinado espaço no qual possa ainda não estar presente.

Esta estratégia requer um acordo entre um Master Franchisador e um Master Franchisado, que passa a representar a empresa, numa região geográfica ou país.

O Master Franchisador, detentor da marca e negócio do franchising estabelece um acordo com o Master Franchisado, concedendo a este último a exclusividade de desenvolver o negócio numa determinada região ou país.

Isto acontece por uma razão principal:

Um acordo de Master Franchising é celebrado como um negócio típico de franchising, com a diferença de conceder ao Master Franchisado uma influência superior a qualquer outro tipo de franchisado existente.

Durante o processo de implementação do negócio, toda a formação e apoio são proporcionados ao Master Franchisado pelo Master Franchisador, bem como todas as ferramentas necessárias para que o sucesso seja garantido.

Após o apoio vantajoso da estrutura já testada do franchising do Master Franchisador ao Master Franchisado, a exclusividade da zona geográfica ou país, passa para o Master Franchisado passando este último a ter uma nova responsabilidade:

O Master Franchisado começa também a recrutar e a formar novos franchisados para a zona que representa.

Os novos franchisados passam então a abrir os seus próprios franchisings, de acordo com as linhas mestres da empresa mãe, num modelo muito semelhante ao tradicional.

A diferença é que o contrato de franchising é negociado diretamente com o Master Franchisado, em vez de com o Master Franchisador.

Ou seja, é criada uma nova posição de chefia intermédia entre o franchisador original e o mais recente franchisado: o Master Franchisado.

O papel de Master Franchisado é muito similar àquele que é representado pelo franchisador. Por isso mesmo, é também comum chamar-se ao Master Franchisado de sub-franchisador.

É do interesse que tanto o Master Franchisador como o Master Franchisado tenham sucesso, tal como os contratos de franchisados celebrados com o Master Franchisado. Todos lucram nesta relação pré-estabelecida.

Contudo, há pontos a ter em consideração, que seguidamente vão ser apresentados.

 

A Importância do Master Franchisador 

O Master Franchising é fulcral para a expansão de um negócio de franchising.

Carateriza-se por ser uma opção estratégica tomada pela empresa-mãe, que permite a sua expansão geográfica, numa determinada região ou país. A sua importância é sublinhada pelas barreiras ao crescimento do negócio que são removidas, ao longo do processo.

Para um negócio crescer é necessário ter em conta três pontos: o capital disponível, o conhecimento e a estrutura.

Aderindo ao Master Franchising, estes três pontos são cumpridos pelo Master Franchisado da seguinte forma:

  • Um empreendedor com capital disponível para investimento, que preenche as lacunas identificadas em termos de estrutura e com um conhecimento profundo da zona ou país que vai representar;
     
  • O Master Franchisado apoia o Master Franchisador na sua expansão enquanto, ao mesmo tempo e simultaneamente apoia os novos franchisados a criarem os seus próprios negócios numa zona ou país;
     
  • Royalties, lucros, condições e outras exigências são acordadas entre as três partes.

Todos estes elementos são primeiro definidos entre o Master Franchisador e o Master Franchisado e depois, entre o Master Franchisado e os novos franchisados.

O Master Franchising, em Portugal, pode funcionar por distritos, concelhos ou freguesias, por exemplo – e o investimento inicial também depende disso mesmo.

 

Investimento necessário para um Master Franchising

Como já foi referido um Master Franchising é uma relação empresarial entre um Master Franchisador e um Master Franchisado, muito similar à relação entre um franchisador e franchisado convencionais.

Para investir num Master Franchising, um estudo de mercado deve ser elaborado e analisado, tendo em conta a exclusividade da zona e a potencialidade de lucros para uma determinada região ou país. 

Logo, o investimento inicial de um Master Franchisado é superior ao de um franchising tradicional. Contudo, mais tarde surge o retorno do investimento, bem como as suas vantagens inerentes. 

Vantagens do Master Franchising

Por norma, um Master Franchising é vantajoso para todos os envolvidos.

O Master Franchisador tem acesso a novo capital, fruto do investimento e da venda dos direitos de exploração da sua marca, bem como a cedência do modelo de negócios para o Master Franchisado.

Além disso, um Master Franchising é capaz de se expandir para novos locais e países, sem que para isso seja necessário um conhecimento profundo do território ou da sua economia e tradições locais.

Ao mesmo tempo, o Master Franchisado, depois de investir num Master Franchising, recebe todo o apoio e formações necessárias para que possa retirar todos os benefícios e vantagens que a marca que representa proporciona.

Outra vantagem deste tipo de negócio: o Master Franchisado tem direito à sua parte dos lucros, fruto da exclusividade de zona que lhe é concedida, e também os novos franchisados que ficarão a seu cargo.

Em suma, um Master Franchising é um daqueles negócios raros:

win-win situation, todos ficam a ganhar

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control
Subscreve a nossa newsletter
Quero abrir uma

SPOT 24H