O franchising comida é um dos muitos setores de atuação no qual um empreendedor pode encontrar a sua oportunidade de investimento.

Parte do setor da alimentação, o franchising comida é uma área que inclui todo tipo de restauração, desde os mais pequenos cafés ou bares até às maiores cadeias de alimentação.

Por outras palavras, o franchising comida é o tipo de negócio que lhe permite gerir um pequeno café de esquina, uma cervejaria numa das ruas mais movimentadas da cidade, uma pizzeria conceituada ou até uma cadeia de fast-food reconhecida pelo público, em geral.

Se, por um lado, existem franchisadores e franchisados em todos os setores de comércio, por outro, o franchising comida responde a uma das necessidades mais básicas do ser humano: a alimentação.

Por muito que os ciclos económicos da sociedade se alterem, intercalando entre si períodos de crescimento e contração, a comida será sempre um bem precioso, com muita procura.

Por isso mesmo, ao analisar a possibilidade de investir no seu próprio negócio, vale a pena dedicar a sua atenção a este setor. Neste artigo, é isso mesmo que fazemos. 

Vamos explicar tudo o que precisa de saber acerca do franchising comida, incluindo as suas vantagens, dicas sobre como escolher o franchising comida ideal e ainda uma visão global sobre o setor, em Portugal.

Mas lá chegaremos! Antes, comecemos pelo que é um franchising comida.

 

O que é um franchising de comida?

Na sua essência, um franchising comida é a aplicação do conceito de franchising à comida. Ou seja, aplicado ao setor da restauração. Neste caso, a Spot24h é um franchising de comida.

Tal como todo o franchising comida, a Spot24h insere-se no setor da alimentação, disponibilizando ao público comida e bebida de qualidade e excelente sabor.

Assim sendo, um franchising comida é então um modelo de negócio que permite ao franchisado abrir e gerir a sua própria atividade, na qual os principais produtos comercializados são os bens alimentares.

Esta é uma das principais diferenças do franchising comida para outros tipos de negócios. Embora possa parecer um detalhe, é tudo menos isso.

Sendo certo que a alimentação é um bem essencial, a verdade é que estes são produtos que requerem uma atenção especial e uma gestão cuidada.

Neste ponto, o know how e a experiência do franchisador são fundamentais. Por isso mesmo, são também essenciais no momento de escolher um franchising comida.

 

Como escolher um franchising de comida?

Tomou a decisão de investir o seu dinheiro e montar um novo empreendimento. Percebeu as vantagens que este modelo de negócio oferece, analisou todas as opções e tomou outra decisão: será um franchising comida.

Agora, chega o momento de responder à próxima pergunta: em qual?

Há muitas hipóteses, com diferentes patamares de investimento. Para obter uma resposta adequada à pergunta, a investigação e a pesquisa devem continuar. 

O processo para a escolha de um franchising comida é muito semelhante àquele que é feito para a escolha de um franchising dito “normal”. Sobre esse assunto, escrevemos no blog da Spot24h um artigo que procura ajudar a afunilar as suas opções, com as dicas essenciais para a escolha ideal. 

Aqui, a grande diferença é que, ao longo de todo o processo de escolha, deve ter sempre em mente que os produtos a comercializar serão os bens alimentares. Este é um tipo de produto muito específico. 

Para além das questões mais técnicas, tais como o pagamento de royaltees, direitos de entrada ou períodos de retorno do investimento, procure obter junto do potencial franchisador algumas informações relativas a este tipo de produto.

Especificamente, procure saber:

  • Como funciona o abastecimento e a distribuição?
  • Quais os produtos que deve vender?
  • Existem Preços de Venda ao Público estipulados?
  • Que tipo de licenças são necessárias?
  • De que modo se gerem as informações de segurança alimentar?

Estes são apenas alguns exemplos de questões às quais deve obter resposta, antes de investir no seu próprio franchising comida, no qual também se aplicam as boas práticas da informação partilhada. 

Ou seja, quanto mais informação obtiver por parte do potencial franchisador, mais preparado estará para abrir um negócio de sucesso – sem surpresas pelo meio.

Por último, deixamos uma dica crucial para qualquer estabelecimento alimentar: a localização. A localização é um dos aspetos fundamentais para qualquer negócio da área da restauração.

Afinal, é muito diferente abrir um café ou um restaurante no meio de uma cidade ou no topo de uma montanha, certo? 

Além disso, o tempo que as pessoas têm disponível parece ser também cada vez menos, em geral. Logo, convém ter em conta a localização do seu franchising comida e o público disponível para a sua utilização.

E uma vez que estes se tratam, efetivamente, de um franchising, existe ainda a possibilidade de outros empreendedores quererem abrir um franchising comida igualzinho ao seu, mesmo ali ao lado.

Para que isso não aconteça, opte por um franchising comida que ofereça exclusividade de zona, como é o caso da Spot24h.

E feita a escolha, venham as vantagens.

 

Vantagens do franchising comida?

As vantagens de investir num franchising comida são as mesmas vantagens que encontra num franchising de sucesso.

Vai poder contar com uma equipa de apoio e formação ao negócio, a par da sua experiência e know how naquele mercado específico. 

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control
Subscreve a nossa newsletter
Quero abrir uma

SPOT 24H