O sucesso profissional não é necessariamente consequência de uma condição financeira folgada. Muitas vezes com pouco dinheiro conseguem-se criar postos de trabalho e erguer negócios rentáveis. E uma forma de investir menos para obter mais é, precisamente, através do microfranchising, um modelo que lhe vai permitir ter uma empresa própria sem se endividar!
Microfranchising (ou microfranquia) é um tipo de negócio replicado por meio do modelo de franchising que exige um investimento inicial inferior ao do franchising tradicional, bem como um baixo custo operacional, permitindo assim que empreendedores com menor poder financeiro possam realizar o sonho de ter uma pequena empresa que garanta (pelo menos) um emprego estável.
Trata-se, em suma, do negócio ideal para quem deseja abrir um franchising barato e com uma gestão descomplicada.
Além disso, o formato de operação do microfranchising pode ser remoto e o investidor nem precisa de sair de casa para ganhar dinheiro!
Não significa baixa rentabilidade porque apesar do investimento inicial ser reduzido, se o franchisado for empenhado e dedicado e bem apoiado pela empresa franchisadora, consegue alcançar bons resultados financeiros. E isso porque está a gerir um negócio estruturado, com marca reconhecida e know how para operar de forma eficiente, pelo que tem mais do que mil hipóteses de permanecer no mercado e crescer!
O microfranchising funciona como os outros modelos de franchising em que um franchisador vende uma licença a um franchisado, cedendo-lhe o direito de explorar a sua marca e imagem comercial, bem como a metodologia do negócio e know how adquirido ao longo do tempo de atividade.
Em contrapartida, o franchisado contribui com determinado valor financeiro (pago na hora da assinatura do contrato e aquando da renovação do mesmo), royalties mensais e, em alguns casos, taxas de publicidade.
Agora, o que muda no modelo de funcionamento do microfranchising é o porte do negócio (mais pequeno) e a complexidade da operação (mais simples). Inclusive, ao contrário do franchising tradicional, o microfranchising pode abrir um só posto de trabalho, para a pessoa que investiu no negócio, e não requerer um espaço físico para funcionar, no caso do chamado microfranchising online sobre o qual falaremos já de seguida.
Microfranchising online – também chamado de microfranchising virtual ou microfranchising digital – é um tipo de franchising home office que não exige um espaço físico para funcionar, apenas uma ligação à internet para vender produtos ou serviços.
Portanto, microfranchising online é uma boa ideia para jovens empreendedores, pessoas que perderam o emprego ou precisam de obter uma renda extra sem correr riscos.
Não há piores nem melhores microfranchisings para investir. A escolha correta vai depender do setor de atividade que melhor conhece ou com o qual tem mais afinidade e vontade de trabalhar.
De qualquer modo, os microfranchisings de maior sucesso em Portugal e no mundo estão relacionados com o setor alimentar, casa, comunicação, informática, marketing digital, web design, entretenimento, turismo, limpeza, moda, beleza, bem-estar e serviços de educação ao domicílio.
Apesar destes serem os melhores tipos de microfranchising, é necessário que o franchisado tenha o perfil necessário para operar o negócio e, no mínimo, alguma simpatia pela área de atuação escolhida.
Para o sucesso da unidade, também contribui uma boa relação com a empresa franchisadora e com os outros microfranchisados.
Com tanta oferta disponível, aconselhamo-lo a seguir este passo a passo para selecionar as opções que melhor se ajustam ao seu perfil e depois encetar uma triagem até chegar ao microfranchising ideal. Preparado?
Tal como em qualquer outro tipo de franchising, a grande vantagem é abrir um negócio que já foi testado e que já deuprovas da sua lucratividade, mas existem outros benefícios:
O microfranchising em Portugal, embora não seja tão comum como noutros países como o Brasil, está a entrar numa fase de expansão com a disponibilização de microfranquias destinadas a empreendedores que não podem investir uma alta quantia de dinheiro num franchising convencional mais caro ou não querem investir num espaço físico.
Atualmente, existem diversos tipos de microfranchising de sucesso em Portugal, com um valor bastante acessível e um modo de funcionamento relativamente simples que atrai investidores de várias áreas de atividade.
Marcas
Marcas
SPOT 24H