Hotel? Imobiliária? Creche? Ginásio? Gabinete de contabilidade? Centro de estética? Agência de viagens? Empresa de limpezas? Se está a considerar investir num franchising de serviços, saiba que dependendo da popularidade e reputação da marca, pode ganhar um bom dinheiro sem grandes custos iniciais ou operacionais muito elevados.
Um franchising de serviços é também uma oportunidade para atender às necessidades do mercado e oferecer a determinado segmento da população uma solução eficaz para resolver um “problema”.
Mas antes de escolher uma franquia, leia esta artigo. O sucesso do seu futuro negócio vai depender em igual parte do seu conhecimento de causa e das habilidades e capacidades para administrar uma empresa de serviços.
Franchising de serviços é um modelo de negócio desenvolvido em parceria entre duas partes: franchisador e franchisado.
O primeiro, aquele que desenvolveu e testou o conceito de negócio, concede ao segundo o direito de utilizar a sua marca e comercializar os seus serviços, num modelo de franchising de serviços.
Para isso, o franchisado terá (por vezes) de pagar direitos de entrada ou royalties e satisfazer um conjunto de especificações que asseguram que a marca em causa – portanto, a marca do franchising de serviços – será sempre reconhecida de igual forma pelos consumidores.
Porém, ao contrário do franchising de produtos que entrega um produto final ao consumidor, o franchising de serviços entrega experiências e soluções diferenciadas a pessoas ou a outras empresas e instituições.
Entre os franchisings de serviços ou franquias de serviços mais comuns em Portugal estão os serviços de limpeza, imobiliárias, contabilidade, finanças, transportes, estética e beleza, informática, gestão e prestação de cuidados para idosos e crianças.
A franquia de produtos baseia-se na comercialização de algo tangível, muitas vezes com credibilidade no mercado, não exigindo grande criatividade e inovação por parte do franchisado. Por outro lado, um franchising de serviços, como qualquer outra empresa de serviços, oferece algo de intangível e, por isso, exige mão de obra mais especializada.
Ainda assim, em comparação com a empresa de produtos, a empresa de serviços permite, muitas vezes, um baixo investimento para obter uma margem de lucro elevada.
Um-dó-li-tá? Não é mesmo a melhor solução para escolher um franchising de serviços!
Com tantas ofertas em cima à sua disposição, o melhor é seguir o passo a passo que preparámos para si. Desta forma, vai poder restringir a sua lista de negócios à franquia e ao franchising de serviços no qual vai operar nos próximos anos:
Estabeleça o valor que pode investir num franchising de serviços, antes de começar com o processo de escolha da melhor franquia, uma vez que existem várias opções para vários tipos de bolsos;
Avalie os seus interesses e propósitos profissionais, para escolher um franchising de serviços mais ajustado ao seu perfil, tanto de gestor como de empreendedor. Na prática, o ideal é que a franquia de serviços seja um prazer e não um fardo que tenha de carregar às costas!
Analise a concorrência e o mercado de atuação da área de negócio que deseja explorar.
Isto porque o facto de um franchising de serviços ter tido sucesso numa região, não significa que conquiste o mesmo volume de negócios, noutra região;
Pesquise na internet, mas não deixe de solicitar dados de potenciais franchisadores sobre a procura atual do serviço e sobre o crescimento projetado. Procure informar-se também a respeito do plano de negócios da marca e veja se o sistema de marketing, formação e suporte por parte do franchisador são suficientes para se lançar nessa área de negócio;
Decida qual a marca que pretende representar para depois analisar a proposta do franchisador de serviços antes de assinar o contrato. Observe melhor o valor das taxas cobradas, a transferências de know-how, a formação oferecida e tempo do contrato, entre outros aspetos. Se tiver oportunidade, entre também em contacto com outros franchisados para perceber se estão satisfeitos e para entender como funciona o suporte do franchisador.
A procura confiável e constante por serviços é a grande vantagem deste modelo de franchising. Contudo, existem outros motivos para optar pelo franchising de serviços:
Tem tantas oportunidades a nível de franchising de serviços com uma procura constante que o mais difícil vai ser escolher o melhor negócio para investir.
Investir numa franquia de serviços significa economizar tempo e dinheiro na construção de um negócio, já que ao contrário de uma empresa de serviços que começa do zero, um franchising de serviços traz por acréscimo um modelo de negócio comprovado - baseado no know-how de quem já teve sucesso com a venda desse mesmo serviço e que, assim, pode começar a usar de imediato!
Face ao empreendedorismo tradicional, lançar uma empresa de serviços franchisada custa muito menos. Além de maior acessibilidade, o modelo de franchising de serviços oferece um risco inicial menor (desde o primeiro dia) e uma alta margem de lucro, principalmente quando em comparação com o modelo de franchising de produtos.
O franchising de serviços em Portugal representa uma saída para a empregabilidade e reorientação de carreira, tanto para empreendedores que sempre ambicionaram tornar-se empresários por conta própria, como para pessoas que apenas pretendem criar o próprio emprego.
Além do mais, o franchising de serviços em Portugal adapta-se a várias áreas de negócio capazes de atender às necessidades da população, sem envolverem uma grande gestão de mercadorias.
Por isso, grande parte dos franchisados prefere facilitar a vida dos seus clientes com um serviço útil. Portanto, não é por acaso que o setor dos serviços detém 58% das preferências dos investidores, dentro de uma oferta vasta, com cerca de 530 marcas de franchising a operar em Portugal, sendo a maioria de origem nacional (66%).
Os dados foram revelados na 25ª edição da Expofranchise, um evento organizado pela Associação Portuguesa de Franchising (APF) e indicam ainda que o franchising corresponde a 5,8% do PIB (duas vezes superior ao da média mundial) e 2,3% do tecido empresarial português.
O franchising também melhorou o emprego no país, já que dos cerca de 4. 866.700 empregos em Portugal, perto de 200.000 são provenientes de marcas de franchising.
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