Franchising Lavandaria

O franchising lavandaria é um tipo de franchising em expansão em Portugal, mas já perfeitamente estabelecido noutros países, como os E.U.A., onde nasceu a ideia para este modelo de negócio.

Aliás, apostamos que tem vindo cada vez mais a reparar neste tipo de lojas automáticas, quando anda pela rua, certo?

Se está, neste momento, a ponderar abrir um negócio de franchising, então o franchising de lavandaria pode ser uma boa opção a considerar.

Mas é mesmo?

 

Franchising de lavandaria Self Service

O franchising de lavandaria self service é um tipo de franchising e modelo de negócio que possibilita aos seus utilizadores a lavagem ou a secagem de qualquer tipo de peças de roupa, em máquinas automáticas.

São muitas as pessoas que escolhem utilizar este tipo de serviços.

A sua preferência recai sobre o franchising de lavandaria self service devido à sua rapidez (o processo, normalmente, leva cerca de uma hora), mas também aos custos associados à aquisição e manutenção das máquinas de lavar e secar domésticas.

Um dos pontos de venda promovidos por este tipo de negócios é o tempo ganho pelos clientes, bem como o dinheiro que conseguem poupar, ao lavarem toda a roupa da semana em apenas alguns minutos.

E uma vez que as máquinas utilizadas em franchisings de lavandaria têm uma capacidade de carga muito maior que as máquinas domésticas, nestas lojas é também possível lavar outro tipo de peças, tais como edredons ou cortinas, por exemplo, sem necessidade de se dirigir a uma loja especializada.

Tudo isto em pouco tempo e a um preço relativamente acessível.

Para os clientes, estas duas vantagens são claras. Prova disso mesmo é precisamente o número de pessoas que as utilizam – são cada vez mais.

Mas vejamos agora as vantagens e desvantagens de um franchising de lavandaria, do ponto de vista do empresário.

 

Vantagens e Desvantagens de franchising de lavandaria

Para o empresário, a abertura de um franchising de lavandaria apresenta, desde logo, três vantagens:

Em primeiro lugar, o franchising de lavandaria é, claramente, um negócio em expansão. Ou seja, há cada vez mais pessoas a utilizarem estes serviços e, por isso, uma maior oportunidade para a criação de lucros.

Em segundo lugar, este é um tipo de franchising que requer um capital inicial um pouco acima do chamado franchising low cost. Para abrir um franchising lavandaria é necessário um investimento que se situa algures entre os 40.000€ e os 60.000€, dependendo de vários fatores.

Por último, esta é uma solução recorrentemente utilizada, pelo que uma eventual falta de clientes se encontra longe das possibilidades.

Ora, sendo assim, este é um negócio de sonho!

O problema é que as maiores desvantagens associadas a um franchising de lavandaria estão diretamente ligadas às suas vantagens.

Uma vez que o franchising de lavandarias está em expansão, isso significa que a sua oferta é exponencialmente maior. E isso, por sua vez, exige o investimento em serviços complementares que o ajudem a destacar-se da concorrência.

É por isso que muitos franchisings de lavandarias já oferecem serviços ou equipamentos adicionais, de modo a que se tornem mais atrativos para os seus clientes.

Ou seja, os custos recorrentes aumentam.

Além disso, tendo em conta o mercado atual de franchising lavandaria, o mais certo é que o empreendedor se veja obrigado a aumentar também o investimento inicial, de modo a ter uma hipótese de sucesso perante uma maior concorrência.

Ao mesmo tempo, ainda que o número de clientes que utilizam este tipo de serviços seja cada vez maior, a verdade é que esse número está inevitavelmente associado ao espaço e ao número de máquinas disponíveis para utilização.

Assim, antes de abrir um franchising lavandaria, ver-se-á obrigado a tomar uma de duas opções:

Ou investe num número mínimo de equipamentos, reduzindo o número de máquinas disponíveis e, por isso, o número de clientes que as utilizam; ou considera aumentar, mais uma vez, o capital inicial, de modo a oferecer mais espaço às pessoas.

Uma e outra opção têm impacto na capacidade lucro gerado e, portanto, no tempo de retorno de investimento.

Como se vê, o investimento num franchising lavandaria é um investimento num mercado que está já a ficar saturado – o que o obriga a ter ainda mais capital disponível e a pensar em novas formas de atrair clientes, o que significa mais tempo e mais dinheiro.

Opções precisam-se!

E se em vez de investir num franchising lavandaria, investisse num franchising vending machines, tal como a Spot24h?

 

Franchising Lavandaria vs Franchising Vending Machines

Sublinhadas as vantagens e as desvantagens associadas a um franchising lavandaria, podemos agora compará-las diretamente ao franchising de vending machines.

Se, como vimos, o franchising lavandaria se insere num mercado saturado, o mesmo não acontece com o franchising de vending machines.

Ou seja, existem várias oportunidades para gerar lucro neste modelo de negócio que se foca igualmente numa necessidade partilhada: a alimentação.

Além disso, enquanto no franchising de lavandaria os clientes se veem obrigados a permanecer no local, dado que ali se encontram os seus objetos pessoais, o mesmo não acontece num franchising de vending machines como a Spot24h.

Isto significa que o espaço necessário para a sua operacionalização (bem como o investimento) pode, portanto, ser mais reduzido, uma vez que os clientes de vending machines rodam – estão sempre a entrar e a sair – muito mais rapidamente do que num franchising lavandaria.

Por outro lado, ainda que o franchising de lavandaria seja considerado um franchising low cost, na verdade o capital inicial que é necessário aumenta, dada a realidade do mercado, ao passo que um franchising de vending machines é, efetivamente, um franchising low cost.

No caso da Spot24h, este investimento situa-se ligeiramente acima dos 30.000€.

E mesmo que ambos os negócios tratem de máquinas automáticas, sabemos que uma e outra são muito diferentes, não é?

Numa lavandaria, o equipamento precisa de ser limpo e mantido com muito mais recorrência, de modo a que as peças de roupa dos seus clientes possam sair realmente limpas, ao invés de, por exemplo, virem acompanhadas do pelo do gato que ali ficou esquecido pelo cliente anterior.

Além disso, os produtos químicos devem estar sempre disponíveis e devem também ser de qualidade (normalmente, mais caros), para que os clientes retornem à sua loja, uma e outra vez.

E sobre estes produtos, o que é que sabemos realmente? Qualquer negócio implica um estudo profundo acerca dos produtos, dos equipamentos e de todos os serviços a prestar.

Mas convenhamos que embora nem toda a gente saiba quais são os melhores produtos químicos a utilizar numa máquina de lavar roupa de grande envergadura, todos sabemos, mais ou menos, que tipo de alimentos o cidadão comum prefere e gosta de ter à sua disposição.

Por último e a propósito de máquinas de grande envergadura: o que acontece quando uma destas máquinas deixa de funcionar num franchising de lavandaria?

Se o preço de uma máquina de lavar ou secar roupa é suficiente para que muitas pessoas prefiram dirigir-se a um franchising de lavandaria, o que dizer dos preços destas máquinas industriais?

 

Porquê investir no Franchising Spot24h?

A Spot24h é um franchising de vending machines.

Embora trate de um tipo diferente de produtos e serviços disponibilizados por um franchising lavandaria, a verdade é que ambos os negócios têm em comum duas coisas:

Em primeiro lugar, respondem a necessidades básicas como a alimentação e a higiene. E, em segundo lugar, procuram automatizar os serviços disponíveis.

No entanto, no caso da Spot24h, o modelo de negócio foi pensado para responder às questões de que temos vindo a falar:

Por exemplo, se um dos maiores problemas de um franchising de lavandarias é a concorrência, na Spot24h o franchisado tem exclusividade de zona. Mais especificamente: cada loja Spot24h tem exclusividade de freguesia.

E se enquanto no franchising lavandaria terá de escolher entre um investimento inicial menor e um tempo de retorno maior ou um investimento maior e um tempo de retorno menor, na Spot24h, o período de retorno do investimento está estudado e varia entre os 18 meses e os 24 meses.

Além disso, o investimento necessário para se tornar num franchisado Spot24h é mesmo low cost (entre os 30.000€ e os 33.000€), em diferentes pacotes que incluem apoio especializado até à utilização de peças de comunicação para a publicitação da sua loja.

Mas há muitas mais razões para investir no franchising Spot24h e pode ficar a conhecê-las aqui.

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control
Subscreve a nossa newsletter
Quero abrir uma

SPOT 24H