Ser um franchisado significa colocar o seu espírito empreendedor à prova. Significa investir o seu dinheiro e tornar-se um gestor capaz de o transformar em lucro.
Todos os negócios pensados e desenvolvidos para o franchising, precisam de um franchisado. Este gestor/investidor é essencial para o sucesso de ambas as partes.
Como em tudo, há vantagens e desvantagens. Pontos fortes e pontos menos fortes que um franchisado tem mesmo de conhecer, antes de tomar uma decisão.
Neste artigo, vamos dar-lhe conta de tudo o que precisa de saber sobre o que é um franchisado, quais as suas vantagens e como o negócio da Spot24h foi pensado para suavizar algumas das desvantagens mais comuns do franchising.
Um franchisado é um investidor, um empreendedor e um gestor. É alguém com capital disponível, pronto para investir, empreender e gerir o seu próprio negócio.
E este é um momento crucial, com que todo o franchisado se depara: o momento da escolha.
É inevitável: a um dado momento, o franchisado terá de se decidir acerca do modelo e do tipo de negócio que está prestes a abrir.
Há duas opções:
A primeira opção envolve criar de raiz um produto ou uma marca e entrar no mercado, arriscando e partindo do zero.
A segunda opção passa por encontrar um conceito e marca que melhor se adaptem ao seu perfil e embarcar num franchising já testado e em crescimento no mercado.
O mais comum é o franchisado optar pela segunda opção: beneficiar de todas as vantagens e mais valias oferecidas por uma ideia já desenvolvida e um modelo de negócio testado e comprovado.
Se o objetivo último de um empresário é gerar lucros, então porquê arriscar o seu próprio investimento e partir do zero?
Para o franchisado esta é uma questão de resposta fácil e é, ao mesmo tempo, a primeira grande vantagem da qual vai poder retirar proveito.
Mas há outras.
A principal vantagem de um franchisado é clara:
Ao franchisado é dada a oportunidade de abrir o seu próprio negócio, a partir de um modelo já testado e comprovado.
Na prática, o empresário franchisado investe o seu dinheiro num negócio cujo sucesso está medido.
Ou seja, ao associar-se a uma marca já desenvolvida, o franchisado é poupado aos custos inerentes ligados aos estudos de mercado, ao desenvolvimento de produto, aos processos de implementação ou à construção de uma marca de confiança junto do público alvo.
Toda esta experiência e know-how passam a estar acessíveis ao franchisado cuja responsabilidade passa a ser de gestão e de implementação do conhecimento que lhe é facultado.
No entanto, importa sublinhar que ao franchisado é exigido um mínimo, para além do investimento inicial: tempo de dedicação e um verdadeiro interesse no negócio são fatores imprescindíveis ao sucesso do seu negócio e ao retorno financeiro que este pode gerar.
Mas se uma das principais vantagens do franchisado é o acesso a um modelo de negócio comprovado, a outra grande vantagem é o fator risco associado.
Ao investir, o franchisado consegue saber de antemão qual o tempo de retorno do seu investimento, tendo por base o trabalho previamente desenvolvido pelo franchisador.
No caso da Spot24h, este tempo de retorno para o franchisado varia entre os 18 e os 24 meses.
A estas vantagens se somam outras, como por exemplo as ações de formação à disposição do franchisado, de modo a que possa apreender devidamente todo o conhecimento disponível acerca do negócio no qual está prestes a investir.
Na Spot24h, terá acesso a tudo isto.
Mas mais do que isto, ao tornar-se franchisado da Spot24h não só vai poder retirar proveito de todas estas vantagens, como vai ficar a perceber como fomos capazes de transformar as desvantagens mais conhecidas em vantagens para si.
Como em todas as áreas de negócio, há vantagens e desvantagens.
No caso do franchising, existem duas desvantagens principais para o franchisado. O chamado direito de entrada e os royalties.
Tanto uma como outra são desvantagens reconhecidas do mercado do franchising, imputadas ao franchisado.
O direito de entrada é, na prática, o valor pago pelo empreendedor prestes a tornar-se franchisado, de modo a poder aderir à rede de negócio desenvolvido pelo franchisador.
Este valor pode variar bastante e está associado aos custos ou ao tempo que a marca levou a desenvolver-se, por exemplo.
Já os royalties prendem-se com o pagamento de um valor fixo ou variável (normalmente uma percentagem) pelo usufruto de uma marca já desenvolvida e reconhecida pelo público, por parte do franchisado.
Sendo reconhecidas, a Spot24h desenvolveu o seu modelo negócio de modo a que estas desvantagens não façam parte da parceria estabelecida com o franchisado, não sendo por isso necessárias para que se torne um franchisado Spot24h.
Abrir uma loja Spot24h é simples.
O primeiro passo para se tornar nosso parceiro de negócios e franchisado Spot24h é contactar-nos por email, telefone ou através do nosso formulário.
Em pouco tempo voltaremos a entrar em contacto consigo, disponibilizando uma ficha de candidatura e um dossier de franchising – no qual damos início à partilha de know-how e lhe damos acesso a informações mais restritas sobre a Spot24h.
Na secção de Perguntas Frequentes, pode ainda ver outras informações pertinentes sobre o nosso modelo de negócio, incluindo Preços de Venda ao Público (PVPs), localizações e packs de instalação, de modo a ter a certeza de que ser um franchisado Spot24h é o passo certo para si, tendo em conta o seu perfil de investidor.
Ao ser franchisado Spot24h vai fazer parte de um projeto empresarial que acredita que o sucesso de todos depende de cada um.
O espírito de parceria e partilha de informações é, por isso, essencial não só para o crescimento do seu negócio, mas também para a qualidade dos nossos serviços que vão para lá da assistência técnica especializada e incluem ainda a consultoria de vendas e serviços de comunicação e marketing.
Marcas
Marcas
SPOT 24H