Ser um franchisado significa colocar o seu espírito empreendedor à prova. Significa investir o seu dinheiro e tornar-se um gestor capaz de o transformar em lucro.

Todos os negócios pensados e desenvolvidos para o franchising, precisam de um franchisado. Este gestor/investidor é essencial para o sucesso de ambas as partes.

Como em tudo, há vantagens e desvantagens. Pontos fortes e pontos menos fortes que um franchisado tem mesmo de conhecer, antes de tomar uma decisão.

Neste artigo, vamos dar-lhe conta de tudo o que precisa de saber sobre o que é um franchisado, quais as suas vantagens e como o negócio da Spot24h foi pensado para suavizar algumas das desvantagens mais comuns do franchising.

 

O que é um franchisado?

Um franchisado é um investidor, um empreendedor e um gestor. É alguém com capital disponível, pronto para investir, empreender e gerir o seu próprio negócio.

E este é um momento crucial, com que todo o franchisado se depara: o momento da escolha.

É inevitável: a um dado momento, o franchisado terá de se decidir acerca do modelo e do tipo de negócio que está prestes a abrir.

 

Há duas opções:

A primeira opção envolve criar de raiz um produto ou uma marca e entrar no mercado, arriscando e partindo do zero.

A segunda opção passa por encontrar um conceito e marca que melhor se adaptem ao seu perfil e embarcar num franchising já testado e em crescimento no mercado.

O mais comum é o franchisado optar pela segunda opção: beneficiar de todas as vantagens e mais valias oferecidas por uma ideia já desenvolvida e um modelo de negócio testado e comprovado.

Se o objetivo último de um empresário é gerar lucros, então porquê arriscar o seu próprio investimento e partir do zero?

Para o franchisado esta é uma questão de resposta fácil e é, ao mesmo tempo, a primeira grande vantagem da qual vai poder retirar proveito.

Mas há outras.

 

Vantagens do franchisado.

A principal vantagem de um franchisado é clara:

Ao franchisado é dada a oportunidade de abrir o seu próprio negócio, a partir de um modelo já testado e comprovado.

Na prática, o empresário franchisado investe o seu dinheiro num negócio cujo sucesso está medido.

Ou seja, ao associar-se a uma marca já desenvolvida, o franchisado é poupado aos custos inerentes ligados aos estudos de mercado, ao desenvolvimento de produto, aos processos de implementação ou à construção de uma marca de confiança junto do público alvo.

Toda esta experiência e know-how passam a estar acessíveis ao franchisado cuja responsabilidade passa a ser de gestão e de implementação do conhecimento que lhe é facultado.

No entanto, importa sublinhar que ao franchisado é exigido um mínimo, para além do investimento inicial: tempo de dedicação e um verdadeiro interesse no negócio são fatores imprescindíveis ao sucesso do seu negócio e ao retorno financeiro que este pode gerar.

Mas se uma das principais vantagens do franchisado é o acesso a um modelo de negócio comprovado, a outra grande vantagem é o fator risco associado.

Ao investir, o franchisado consegue saber de antemão qual o tempo de retorno do seu investimento, tendo por base o trabalho previamente desenvolvido pelo franchisador.

No caso da Spot24h, este tempo de retorno para o franchisado varia entre os 18 e os 24 meses.

A estas vantagens se somam outras, como por exemplo as ações de formação à disposição do franchisado, de modo a que possa apreender devidamente todo o conhecimento disponível acerca do negócio no qual está prestes a investir.

Na Spot24h, terá acesso a tudo isto.

Mas mais do que isto, ao tornar-se franchisado da Spot24h não só vai poder retirar proveito de todas estas vantagens, como vai ficar a perceber como fomos capazes de transformar as desvantagens mais conhecidas em vantagens para si.

 

Desvantagens do franchisado

Como em todas as áreas de negócio, há vantagens e desvantagens.

No caso do franchising, existem duas desvantagens principais para o franchisado. O chamado direito de entrada e os royalties.

Tanto uma como outra são desvantagens reconhecidas do mercado do franchising, imputadas ao franchisado.

O direito de entrada é, na prática, o valor pago pelo empreendedor prestes a tornar-se franchisado, de modo a poder aderir à rede de negócio desenvolvido pelo franchisador.

Este valor pode variar bastante e está associado aos custos ou ao tempo que a marca levou a desenvolver-se, por exemplo.

Já os royalties prendem-se com o pagamento de um valor fixo ou variável (normalmente uma percentagem) pelo usufruto de uma marca já desenvolvida e reconhecida pelo público, por parte do franchisado.

Sendo reconhecidas, a Spot24h desenvolveu o seu modelo negócio de modo a que estas desvantagens não façam parte da parceria estabelecida com o franchisado, não sendo por isso necessárias para que se torne um franchisado Spot24h.

 

Como ser um franchisado Spot24h?

Abrir uma loja Spot24h é simples.

O primeiro passo para se tornar nosso parceiro de negócios e franchisado Spot24h é contactar-nos por email, telefone ou através do nosso formulário.

Em pouco tempo voltaremos a entrar em contacto consigo, disponibilizando uma ficha de candidatura e um dossier de franchising – no qual damos início à partilha de know-how e lhe damos acesso a informações mais restritas sobre a Spot24h.

Na secção de Perguntas Frequentes, pode ainda ver outras informações pertinentes sobre o nosso modelo de negócio, incluindo Preços de Venda ao Público (PVPs), localizações e packs de instalação, de modo a ter a certeza de que ser um franchisado Spot24h é o passo certo para si, tendo em conta o seu perfil de investidor.

Ao ser franchisado Spot24h vai fazer parte de um projeto empresarial que acredita que o sucesso de todos depende de cada um.

O espírito de parceria e partilha de informações é, por isso, essencial não só para o crescimento do seu negócio, mas também para a qualidade dos nossos serviços que vão para lá da assistência técnica especializada e incluem ainda a consultoria de vendas e serviços de comunicação e marketing.

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control
Subscreve a nossa newsletter
Quero abrir uma

SPOT 24H