O franchising é um modelo de negócios que permitiu a várias empresas expandirem os seus negócios e marcas, através da concessão do direito de uso das suas marcas (Franchisador) a um investidor (Franchisado), o que pode ser uma excelente oportunidade para os empresários que se encontram à procura de aplicar os seus investimentos ou para darem início ao seu espírito empreendedor, investindo num franchising de sucesso.
Na prática, o que acontece é que o franchisado, passa a representar o franchisador, que concede o direito à utilização da sua imagem e do seu modelo de negócio, já desenvolvido e testado. Ou seja, o franchisado não só passa a poder utilizar uma marca já criada e pré-estabelecida, com os seus produtos e/ou tecnologias, como passa também a contar com apoio operacional e até comercial do franchisador.
Existem vários tipos de franchising, e é importante conhecer a potencialidade de cada um, para analisar o segmento que mais faz sentido para o seu perfil de investidor.
O Franchising de distribuição é um modelo que tem como objetivo comercializar um ou mais do que um modelo de produto, ou seja, o franchisado vende no seu espaço um ou mais do que um produto da marca do franchisador. Um bom exemplo deste tipo de franchising, são marcas de roupas.
Quando falamos de Franchising de Desenvolvimento, consideramos um tipo de franchising cujo objetivo é desenvolver áreas territoriais, ou seja, é atribuído a um franchisado a possibilidade de explorar uma determinada área considerada estratégica para a marca.
O Franchising Misto, considera marcas de franchising que comercializam simultaneamente um produto e um serviço. Um bom exemplo, deste tipo de franchising são os restaurantes e cadeias de Fastfood.
O Franchising Misto, considera marcas de franchising que comercializam simultaneamente um produto e um serviço. Um bom exemplo, deste tipo de franchising são os restaurantes e cadeias de Fastfood.
O Franchising Unitário, é um tipo de franchising utilizado sobretudo em marcas de Franchising que não pretendem dividir o espaço do franchisado com outras marcas franchisadas, sendo que este deve prestar exclusividades apenas a uma marca. O espaço onde será desenvolvido o negócio, é específico e escolhido pelo Franchisador.
O Franchising de serviço, é um tipo de franchising de marcas que vendem serviços ou um conjunto de serviços, por exemplo redes de hotéis, empresas de limpezas, consultadoria, estética, entre outros. Neste tipo de Franchising, o Franchisador licencia o Know-how da prestação de serviços e o uso da marca.
De uma forma geral, Master Franchising é um tipo de franchising que é alavancado por uma estratégia de crescimento de negócio. Normalmente, é utilizada para a expansão geográfica de uma empresa ou organização, num determinado espaço no qual possa ainda não estar presente.
Este tipo de Franchising requer um acordo entre um Master Franchisador e um Master Franchisado, que passa a representar a empresa, numa região geográfica ou país. O Master Franchisador, detentor da marca e negócio do franchising estabelece um acordo com o Master Franchisado, concedendo a este último a exclusividade de desenvolver o negócio numa determinada região ou país.
A marca Spot24h, é considerada um tipo de franchising misto
Aplicando estratégicas do Franchising de Desenvolvimento, Unitário e Master franchising, esta é uma das chaves para o Sucesso do Franchising Spot24h.
Quando se torna franchisado da Spot24h, passa a ser o detentor de um negócio rentável 24h por dia, durante todo o ano, que lhe permite ganhar tempo e dinheiro.
Marcas
Marcas
SPOT 24H