O franchising de desenvolvimento é um dos vários tipos de franchising que existem à disposição dos novos empreendedores.
Por entre as suas vantagens, encontra-se a exploração e o desenvolvimento de uma área considerada estratégica para a marca do franchising em questão.
Por outras palavras, o franchising de desenvolvimento é uma estratégia de expansão que oferece ao franchisado a oportunidade de desenvolver o seu negócio num território específico.
O franchising de desenvolvimento pode ser aplicado às mais diversas áreas de negócio, incluindo produtos e serviços, como um franchising de vending machines.
Este sistema tem demonstrado resultados ao longo dos anos, um pouco por todo o mundo, principalmente para as pequenas e médias empresas que se encontrem numa fase de expansão territorial.
O franchising de desenvolvimento impulsiona negócios e gera empregos e riqueza para o país.
Por isso, continue a ler para saber tudo o que precisa acerca do franchising de desenvolvimento.
De uma forma muito objetiva, o franchising de desenvolvimento é um modelo de negócio que permite ao franchisado desenvolver uma determinada área ou território.
As demarcações dessa zona de exploração são previamente estipuladas em contrato, assinado tanto pelo franchisado como pelo franchisador.
Nesse sentido, podemos dizer que existem dois tipos de franchising de desenvolvimento.
O primeiro é o tipo de franchising que encontra na Spot24h.
Imagine o cenário em que decide tornar-se um gestor empresarial e abrir a sua própria empresa. Dadas as vantagens da Spot24h, opta por abrir uma loja Spot24h. Por isso, não paga royalties e tem exclusividade de zona.
Nessa medida, a Spot24h é também um franchising de desenvolvimento de sucesso, uma vez que existe uma zona exclusiva na qual os nossos franchisados operam e, por isso, desenvolvem-na.
Contudo, existem também o chamado franchising de desenvolvimento de área. Este é um tipo de franchising de desenvolvimento um pouco diferente. Acima de tudo, a sua escala é maior.
Imagine agora um cenário diferente: em vez de uma Spot24h, há um empreendedor que quer abrir várias lojas, no mesmo território.
A Spot24h já está presente em praticamente todo o país, mas existem algumas zonas ainda disponíveis. Évora é um exemplo.
Assim, este gestor entra em contacto com a Spot24h não para abrir um franchising Spot24h numa zona de Évora, mas para abrir um franchise de desenvolvimento em Évora.
Está a ver a diferença? Em vez de uma, abre várias franquias de desenvolvimento em Portugal.
O processo para a escolha de um franchising de desenvolvimento é muito semelhante ao processo inicial para a escolha de um franchising – seja em que modelo for.
Mais uma vez, a diferença está na escala, mas também na complexidade do processo.
Em primeiro lugar, será que a empresa-mãe está interessada em tornar-se num franchising de desenvolvimento? Será necessário entrar em contacto e falar diretamente com os decisores.
Aproveita a oportunidade e faça uma apresentação clara do seu caso.
Em segundo lugar, mesmo que esse interesse exista, a verdade é que o investimento inicial é naturalmente muito superior. Afinal, o franchising de desenvolvimento consiste na exploração e no desenvolvimento de uma zona inteira, incluindo no estabelecimento de novas parcerias para a abertura de novas lojas.
A isto adicionam-se ainda as estratégias para o crescimento no futuro, bem como a implementação dos planos logísticos de uma área maior do que o normal.
A abertura de um franchising de desenvolvimento precisa de ambição e, acima de tudo, de dedicação. Até porque, quantas mais lojas, mais vantagens, certo?
Como já deve estar a suspeita, no que toca ao franchising de desenvolvimento, é tudo uma questão de escala. O mesmo acontece com as vantagens.
Na prática, é sempre a multiplicar. Ao invés de recolher as vantagens de um franchising de uma única loja, adere às vantagens de estar a gerir múltiplos locais.
Contudo, para que possa usufruir de todas as vantagens de um franchising de desenvolvimento, torna-se necessário sublinharmos as principais responsabilidades de um franchisado neste modelo de negócio.
Enquanto no primeiro tipo de franchising de desenvolvimento como o que encontra na Spot24h, a exclusividade de zona não traz consigo nenhum tipo de responsabilidades adicionais, no segundo tipo já não é bem assim.
Quando uma área inteira, como uma cidade, é atribuída ao franchisado este passa a ser responsável pelo desenvolvimento de negócio do franchising nessa mesma zona.
Ou seja, a seu cargo passam a estar também algumas das responsabilidades de um Master Franchisador, nomeadamente aquelas que dizem respeito ao apoio operacional para a abertura de novas lojas.
O sucesso da Spot24h baseia-se no seu modelo de negócio inovador. No franchising da Spot24h, adotamos um pouco do conceito que encontramos no franchising de desenvolvimento – a exclusividade de zona.
Ao abrir uma loja Spot24h, o franchisado garante uma zona territorial exclusiva, na qual desenvolve o seu negócio sem a concorrência direta de outros franchisados.
Por outras palavras, o franchisado Spot24h passa a explorar uma zona de importância estratégica para o crescimento da marca, enquanto beneficia de todas as vantagens associadas.
Quer abrir uma loja Spot24h? Fale connosco, ou esclareça as dúvidas mais comuns.
Marcas
Marcas
SPOT 24H