Franchising em Portugal

Apesar da centenária história do franchising, o franchising em Portugal é um modelo de negócio consolidado, embora ainda recente.

Como veremos, isso deve-se a um certo conservadorismo empresarial. Contudo, para outros investidores, o franchising em Portugal é, cada vez mais, uma oportunidade de negócio difícil de ignorar. 

Nomeadamente para as mais novas gerações, para quem a informação se encontra à distância de um clique. Por isso, os jovens empreendedores portugueses conseguem ver de longe as vantagens deste tipo de negócio noutros países do mundo e, assim, procuram saber mais acerca do franchising em Portugal.

 

Como surgiu o franchising em Portugal?

Antes de passarmos ao modo como surgiu o franchising em Portugal, é importante abordarmos um pouco a sua origem, nos Estados Unidos da América. 

Enquanto modelo de negócio, o franchising “nasce” nos E.U.A. em meados do século XIX, mais precisamente em 1852. A marca ou a empresa responsável pela criação deste modelo de negócio inovador é a Singer.

O mais certo é reconhecer a Singer enquanto marca de eletrodomésticos, mas há mais de cem anos, a Singer era a Singer Sewing Machines Co. Vendia e distribuía máquinas de costura, precisamente através de um modelo de franchising.

Por esta altura, ainda faltava algum tempo para que o franchising em Portugal se tornasse numa verdadeira atividade rentável para todo o tipo de empreendedores portugueses. Antes disso, este modelo de negócio teve de se consolidar no mercado americano. 

São milhares os exemplos que podíamos partilhar e, com toda a certeza, lembrar-se-á também de alguns. Mas dois são dignos de nota: a General Motors e a Coca-cola que licenciaram os seus próprios modelos de negócio, de produção ou distribuição, de modo a impulsionarem as vendas. Não só nos E.U.A., mas também para outros países do mundo. 

É assim que chegamos a Portugal. Contudo, enquanto modelo de negócio, o franchising em Portugal consolida-se apenas na década de 1990, acompanhando o boom económico sentido em todo o país.

Tal como no resto do mundo, o franchising em Portugal nasce também para competir de forma mais aguerrida com a vigorosa presença de marcas e empresas estrangeiras no país.

Desta forma, podemos dizer que o franchising em Portugal contribuiu – e continua a contribuir – de forma ativa para o desenvolvimento económico português.

No entanto, é preciso admitirmos que o franchising em Portugal passou por um difícil período de implementação. Principalmente durante os primeiros anos e maioritariamente devido ao conservadorismo empresarial que ainda se verificava no país.

Mesmo assim, era inevitável que o franchising em Portugal se fosse consolidando. 

Hoje, não existem mais dúvidas em relação à sua mais-valia, tanto para a economia portuguesa como para um sem número de empreendedores ou investidores que procuram começar o seu próprio negócio nos mais diversos setores de atividade.

Aliás, o franchising em Portugal é hoje entendido como um dos motores mais importantes para a expansão das mais diversas marcas e empresas que assim encontram o poder de desenvolvimento ou a expertise local que lhes possa faltar para alargarem a sua presença. 

Desde os mais pequenos negócios até aos grandes grupos empresariais, o franchising em Portugal está bem e recomenda-se, podendo mesmo tornar-se no negócio de uma vida para os vários empreendedores que investem nos mais variados tipos de franchising.

 

Tipos de Franchising em Portugal

Existem diversos tipos de franchising em Portugal. Cada um tende a divergir entre si entre os direitos, os deveres e os objetivos estabelecidos entre franchisado e franchisador.

Antes de os elencarmos, importa também dizer que, dentro de cada um dos tipos de franchising em Portugal e mesmo dentro de cada setor de atividade comercial, todos os tipos de franchising também se diferenciam entre si pelo investimento inicial que requerem: desde os considerados ‘low-cost’ até aqueles que exigem mais de meio milhão de euros de capital.

Assim, os tipos de franchising em Portugal mais praticados são os franchisings de:

  • Distribuição;
  • Desenvolvimento;
  • Misto;
  • Unitário;
  • Serviço;
  • Master Franchising.

Neste artigo, partilhamos uma breve descrição sobre cada um dos tipos de franchising em Portugal. Desta forma, vai poder escolher aquele que mais se adequa ao seu perfil de investidor.

No caso da Spot24h, somos um tipo misto de franchising em Portugal. Somos também um franchising low cost – ou seja, somos um franchising em Portugal de baixo investimento.

Na prática, em Portugal, um franchising low cost é aquele cujo valor de investimento inicial se situa algures entre os dez e os quarenta mil euros.

O valor do franchising em Portugal Spot24h varia entre os 30.000€ e os 33.000€, para os pacotes básicos e completo, respetivamente.

O nosso modelo de negócio aplica estratégias do franchising em Portugal de desenvolvimento, unitário e Master e, ao tornar-se um franchisado da Spot24h, não só passa a ser o gestor de um negócio rentável durante 24 horas por dia, como passa a usufruir de todas as vantagens diretamente associadas ao franchising em Portugal.

 

Abrir um franchising em Portugal

Saber como abrir um franchising em Portugal implica passar por um processo que, essencialmente, contempla seis passos essenciais:

  • Análise;
  • Vantagens vs. Desvantagens;
  • Avaliação do local;
  • Escolha do franchisador;
  • Plano de financiamento;
  • Negociação.

Contudo, pode ser extremamente benéfico partir para a fase de análise de mercado com algum conhecimento sobre o tipo de franchising em Portugal com o qual se sente mais confortável.

Do mesmo modo, nunca é demasiado reforçarmos a importância das vantagens deste tipo de modelo de negócio, bem como as potenciais desvantagens do franchising em Portugal.

 

Vantagens de um franchising em Portugal

As vantagens de um franchising em Portugal são múltiplas e variadas. De uma forma geral e um pouco independentemente do tipo de negócio ou da área de atividade, as vantagens deste modelo de negócio incluem modelos de negócio testados e comprovados, uma elevada rentabilidade, a padronização das operações ou uma eventual economia de escala e ações de comunicação e marketing.

É por isso que a escolha do franchisador é fundamental. Nem todas as vantagens existem em todos os franchisadores.

Por exemplo, há franchisings em Portugal cujo modelo de negócio é ainda muito recente e que, por isso, os resultados – mesmo que positivos – podem não ser ainda consistentes. 

Ao mesmo tempo, há franchisadores que incluem os franchisados nos seus próprios esforços de comunicação enquanto outros optam por não o fazer, pelos mais variados motivos.

Há quem auxilie o franchisado no encontro de um local ideal e há quem não se preocupe com a exclusividade desse mesmo local. 

Dedicamos um artigo inteiro a este tema. Fique a conhecer todas as vantagens do franchising, enquanto modelo de negócios pensado para si.

É por tudo isto que, às vantagens do franchising em Portugal que escolher, deve também ter em conta as suas desvantagens. 

 

Desvantagens de um franchising em Portugal

Tal como acontece com as vantagens, também as desvantagens de um franchising em Portugal diferem de franchisador para franchisador. 

Por exemplo, a questão dos Royalties costuma ser uma das maiores desvantagens apontadas a este tipo de modelo de negócio: mas, na Spot24h, tal não se aplica.

Na Spot24h, tanto o pagamento de Royalties como a questão do direito de entrada não existem. 

Outra das desvantagens mais comuns é o custo inicial elevado que pode ser necessário para dar início ao seu negócio. 

Como vimos, a Spot24h é um franchising low cost, com parcerias estabelecidas para o apoio ao financiamento.

 

Franchising Spot24h  

Acreditamos – mesmo – que o franchising Spot24h é um dos melhores franchisings em Portugal. 

O nosso é um modelo de negócio inovador que permite aos nossos franchisados ganharem tempo e dinheiro. 

Os custos com recursos humanos para a gestão das operações é mínimo ou nenhum e não só é possível gerir uma loja Spot24h com apenas duas horas por dia in loco, como estamos consolidados no mercado o suficiente para lhe dizermos que o retorno de investimento de uma Spot24h varia entre os 18 e os 24 meses.

Enquanto franchising em Portugal, procuramos dar-lhe todas as vantagens e compensar todas as desvantagens inerentes a este tipo de negócio. Por uma razão: queremos crescer também e, para isso, precisamos que os nossos franchisados tenham todo o sucesso.

O seu sucesso é o nosso sucesso. Fale connosco e peça todas as informações necessárias para abrir uma Spot24h.

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control

Marcas

Matutano
Sumol
Compal
Lipton
Pepsi
Ruffles
Lay's
Oreo
Chips Ahoy!
Kinder
Snickers
Mars
Twix
M&M's
Maltesers
Crunch
KitKat
Lion
Milka
Mikado
Skittles
Trident
Halls
Fini
Monster
Red Bull
Smoking
Durex
Control
Quero abrir uma

SPOT 24H